A ALIANÇA


                                    “E eu, eis que estabeleço o meu concerto convosco e com a vossa semente depois de vós.” Gn 9:9

Deus criou o homem a sua imagem e semelhança e isto está claro nas Sagradas Escrituras. Tudo que está escrito na Bíblia desde o inicio, na criação deste mundo aponta para um projeto, o projeto de salvação para o homem e aponta para uma noiva que o Senhor Jesus virá para buscar. Iniciamos a partir deste ponto o relato de uma jornada. Uma jornada que irá nos revelar este projeto do Senhor para nossas humildes vidas.
Para entendermos o que proponho se faz\ necessário sabermos o significado de algumas palavras e expressões: por exemplo, na Bíblia temos o primeiro livro, e qual o seu real significado?
 O nome Gênesis origina da palavra grega (Γένεσις,) significa origem, nascimento, começo, principio, e em seguida no capitulo que nos inspira como tema temos o nome de Noé ou Noach do hebraico נח, significa “descanso, alívio, conforto”, o único homem justo que havia na face da terra. Com retidão de caráter, integro, temente a Deus e não dado a falatórios humanos. Deus havia se arrependido de ter colocado o homem na terra, pois este era Carnal e a maldade estava se multiplicando. O gênero humano não poderia continuar neste estado de perdição e assim Deus resolveu destruir toda a terra. Lembrou-se de seu servo Noé a quem muito amava e mandou que este construisse uma Arca, dando-lhe todas as medidas dela em côvados, para que ele e sua família ficassem protegidos e naõ fossem desvastados pelas águas que destruiriam o mundo.
Noé começou a construção da arca e todos zombavam dele, pois não acreditavam em sua história de destruição do mundo, mas mesmo assim, ele acreditou e  obedeceu a palavra de Deus.
“Faze para ti uma Arca de madeira de Gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume”, Gênesis 06:14.
A madeira de uma árvore conhecida por Gofer, uma árvore especial, uma arvore flaxida, macia, facil de ser trabalhada e de uma caracteristica especial tinha a capacidade de enxargar-se rápidamente, a água penetra em seus poros rápidamente.
Nós somos está árvore, esta madeira, macia, flaxida, incostante, mas nas mãos do carpindeiro ele consegue trabalhar nesta madeira em nossa vidas, este carpinteiro nada mais é do que o Senhor trabalhando a nossa vida, nós moldando dando formas váriadas, nós transformando na Arca que tipifica a Igreja, mas ainda cheios de defeitos de poros de aberturas. Mas o Senhor que conhece o nossos corações, sabe o que fazer, é preciso betumar por dentro e por fora. Noé assim fez, pegou o Betume o esquentou, pois só se podia trabalhar com o betume quente e então passou na madeira tanto por dentro quanto por fora.
O Betume quente tipifica o Espirito Santo que vem como fogo para nós betumar por dentro e por fora tornando a nós uma madeira macia, flexivel, que facilmente iria encher-se de água e afundar neste mar, mas o betume torna esta madeira impermeavel, forte, tanpando todos os orificios por onde poderia entrar a água do mundo, assim o Espirito Santo faz conosco ele vem fazer morada em nós nós tornado fortes, tapando todos os orificios, para que o mundo este mar impuro não venha a penetrar em nossas vidas. Protegendo a Arca contra os atagues do dono deste mundo, fazendo com que está arca navegue tranquilo por este mar, que ruma em direção ao porto seguro que é a nova Jerusalem, a vida eterna, é esta arca betumada que irar nós levar ao encontro com o Senhor nós cêus, pois ele vem e não tardará para nós buscar.
O Senhor tem revelado tudo para nós, mas assim como na época de Noé o mundo, as pessoas não agredidavam naquilo que Noé dizia e continuavam em suas festas, tradições e religiões e continua em nossos dias a Igreja tem anunciado a volta do Senhor Jesus, mas ninguem tem dado importância, não querem entrar nesta Arca, continuam com suas festas, tradições e religiocidade e como nos dias de Nóe quando está Arca estiver partindo já será tarde demais para aqueles que ficarem. Entremos na Arca, ela é o nosso Descanso, Alivio e Conforto, (Vejá a ligação com o nome de Noé).
Após esta passagem o Senhor estabelece um concerto para com Noé e sua familia. “E eu, eis que estabeleço o meu concerto convosco e com a vossa semente depois de vós.” Gn 9:9; “ O meu arco tenho posto na nuvem; este será por sinal do concerto entre mim e a terra”, Gn 9:13. O Senhor faz uma aliança com Noé e sua famíla, estabelece ali o compromisso com sua noiva a Igreja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIGNIFICADO DOS LIVROS DA BÍBLIA

As seis Talhas

Dois Gravetos - A Viúva de Sarepta