O MILAGRE EM CANÁ DA GALILÉIA


No Evangelho de João 2:1-7, é narrada as bodas em Cana onde o Senhor Jesus transformou a água em vinho, todos conhecem essa história, mas são poucos que vem nela a riqueza de detalhes proféticos. Essa passagem Bíblica evidencia o Dom de Maravilha e tem muito a nos falar em nossos tempos atuais.
O primeiro versículo inicia informando que “ao terceiro dia” Jesus acompanhado de seus discípulos e por sua mãe Maria foram a uma festa de casamento. E quando o texto diz ao terceiro dia, a Palavra revela que as bodas do Cordeiro começaram ao terceiro dia, quando Jesus ressuscitou dentre os mortos e apresentou-os ao Pai como diríamos os seus primeiros convidados, o que vemos claramente revelados no Salmo 24. E isto aparece de forma profética em João 2:2 “E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas”. Podemos notar também que foi ao terceiro dia que o Senhor nosso Deus fez separação das águas e da terra firme e ordenou que todas as plantas produzissem frutos, descritos em Gêneses 1:6-13.
Em seguida vemos no versículo 3 a 5 Maria, mãe de Jesus chegar e falar que o vinho tinha acabado, “...Não tem vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegado a minha hora”. Aos olhos do mundo e do homem, muitos até pensam como pode um filho dar uma má resposta a sua mãe, mas o Senhor conhece todos os corações e nesta passagem ele quer ouvir da própria Maria se ela havia compreendido o profético em sua vida e se ela iria dar o verdadeiro testemunho de filha. E Maria sabiamente por já ter em seu coração transbordante do Espírito revelador dirige aos serventes que tipifica a todos nós gentios “... Fazei tudo quanto ele vos disser”. Ela sabiamente mostrou e testificou a respeito de Jesus para que todos nós fazermos tudo que Ele nos mandar, mas o mundo até hoje não entendeu a grandiosidade destas palavras, que só existe um caminho, que todos nós deveríamos obedecer única e exclusivamente a Jesus e a mais ninguém. Palavra sabia para a Igreja do Senhor, para a noiva que o Senhor escolheu.
Continuando a narrativa tinha ali, “... seis talhas de pedra, para a purificação dos Judeus e em cada uma cabiam dois ou três almudes” (João 2:6). Eram seis talhas de pedra, o número seis representa o humano, pois Deus criou o homem no sexto dia. Estas talhas eram usadas para a purificação dos Judeus e elas estavam vazias, estavam sem água e a água representa a Palavra de Deus.
“A fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra...”Efésios 5:26. Que descuido! Eram talhas grandes cabiam dois ou três almudes (mediada antiga equivalente a cerca de 40 litros) entendemos que apesar do Senhor Jesus estar presente a Palavra de Deus foi deixada de lado, então o casamento foi decaindo, pois não foi firmado na Palavra de Deus. E por serem seis entendemos também que na nossa vida temos a responsabilidade de manter nossa casa, ou seja, nosso coração (talha) cheio da Palavra de Deus.
“Disse-lhes Jesus: Enchei d’água essas talhas. E encheram-nas até em cima”. Irmãos temos que ter nossos corações cheios da Palavra de Deus para nos purificar, para preencher todos os espaços de nossos corpos estarmos assim alimentados e protegidos contra todo o mal deste mundo.
E com as talhas cheias o Senhor realiza a grande maravilha transformando a água em vinho, o vinho na Bíblia representa a alegria, veja o Salmo 104:15 “E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o seu coração”.  Sem vinho acaba a alegria, pois o vinho verdadeiro que o Senhor oferece é o Espírito Santo que vem fazer morada em nós para orientar o nosso caminhar até o grande e esperado dia em que o Senhor Jesus irar receber a ordem do Pai para vir buscar a sua noiva amada, a sua igreja fiel e assim passarmos a eternidade a seu lado com os nossos corações trasbordando de alegria.   

Wanderson Santana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIGNIFICADO DOS LIVROS DA BÍBLIA

As seis Talhas

Dois Gravetos - A Viúva de Sarepta