Salvação, Soberania e Juízo

Percebemos que todo sofrimento é decorrente da escolha e desobediência do homem, mas as consequências não ficaram nas mãos do inimigo de Deus e sim debaixo da soberania e juízo de Deus. Para que o livre arbítrio realmente existisse deveria haver confronto à vontade e obediência das criaturas que Deus criou.  A existência de todas as criaturas é para glorificar ao criador. A busca, a vinda, permanência do homem ao lado de Deus, sempre ocorrerá também por sua escolha, submissão e amor. Deus simplesmente poderia com uma só palavra destruir para sempre a satanás e seus anjos caídos. Poderia também tê-los prendido logo após a queda, mas aprouve a Deus e não as forças do mal, decidir qual caminho e que modo de vida o ser humano chegaria, ou seja, a um ativismo intenso, luta cada vez mais árdua pela sobrevivência, injustiças, desigualdades e egoísmo. Com a modernidade, conforto e prazer, aumentou ainda mais o pecado, a independência e distancia de homem do seu criador. Então, em parte, foi o homem que cada vez mais cresceu na ciência, na tecnologia, e numa vida extremamente agitada, vazia e repleta de insatisfação, mas Deus usou todas as coisas, tanto o homem, como toda a criação de Deus, como as potestades, para provar a humanidade como uma grande peneira, onde se revelaria a Igreja de Cristo. Através das perseguições, injustiças, sofrimentos, guerras, depressões e angustias de uma vida sem Deus, o mundo veio a conhecer os eleitos de Deus. Então passamos a ver o inimigo de Deus, não como o príncipe do mundo, mas como um escravo ou servo de Deus, que sabendo ou não, cumpre seu papel para que somente Deus seja glorificado no final de tudo. Não houve nem nunca haverá injustiça nenhuma, indiferença e perda do controle, por parte do criador. Se não conseguimos entender muitas coisas, é porque ainda não nos dobramos diante da palavra e soberania de Deus. O filho de Deus deixou bem claro, que Deus ainda espera por seus trabalhadores. Ou seja, ele caminha pelos séculos cumprindo sua vontade e desígnios, através de doentes e fracos regenerados, que se entregaram ao serviço do Salvador.  Vemos no livro de Apocalipse, os sete anjos, despejando as sete taças restantes da ira de Deus sobre a terra, e mesmo assim, os homens não se arrependeram nem deram glória ao único que é digno de recebê-las. “E ouvi o anjo das águas dizer: Justo és tu, que és e que eras, o Santo; porque julgaste estas coisas;  porque derramaram o sangue de santos e de profetas, e tu lhes tens dado sangue a beber; eles o merecem. E ouvi uma voz do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos. E os homens foram abrasados com grande calor; e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória. O quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e os homens mordiam de dor as suas línguas. E por causa das suas dores, e por causa das suas chagas, blasfemaram o Deus do céu; e não se arrependeram das suas obras. Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez. E sobre os homens caiu do céu uma grande saraivada, pedras quase do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraivada; porque a sua praga era mui grande. - Ap. 16.5-7,9-11,15,21. “Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis.”  - Ap. 17.14.
Através de todos os acontecimentos da história, vemos aqueles que renasceram das trevas, ao erguerem suas mãos e responderam ao apelo de Deus de salvação. Mas a grande maioria se rebelam, murmuram, questionam o mundo caótico, culpam a Deus, não reconhecem sua existência, não se humilham nem buscam a Deus, e continuam cegos e duros de coração, no seu caminho de perdição eterna.  Que Deus maravilhoso e sábio como nenhum outro, pois usa tudo e todos para atrair e salvar aqueles que creram e viram Deus em todas as coisas, através do dom da fé. Vemos os dois extremos diante do homem durante toda sua existência, Salvação e Juízo, e no meio dos dois o livre arbítrio e o controle absoluto da soberana vontade de Deus sobre tudo e todos. Assim foi no jardim do Édem, a árvore do conhecimento do bem e do mal e a árvore da vida. Assim foi no tempo de Moíses, quando Deus começa a revelar seu plano de resgatar o homem da escravidão, e toma os céus e a terra por testemunha, que ele sempre nos ofereceu a vida e a morte. A benção e Maldição.  Cristo, de novo reforça os mesmos princípios de amor e respeito pelas suas criaturas. Caminho largo e espaçoso ou caminho estreito. Amar o mundo ou a Deus. As riquezas da terra ou tesouros nos céus. Continuar bebendo sempre de água que nunca poderá saciar ou uma fonte a jorrar no seu interior para a vida eterna.  Ganhar o mundo inteiro ou perder a sua alma. Deus nunca abandonou o homem e nem deixou o curso da história nas mãos dos pecadores e reino das trevas, mas lentamente, aos nossos olhos, vai separando desde o inicio, através de seus planos eternos, Abel de Caim, os que se dobraram a Baal e os que se dobraram a Deus, os justos e os ímpios, o joio e o trigo, os bodes e as ovelhas, os que adoram a besta e os que adorarão para sempre o cordeiro de Deus. Deus é soberano, justo, santo, poderoso e fiel em todas as suas promessas.
Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo. Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda. Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira. Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida. Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém; vem, Senhor Jesus. A graça do Senhor Jesus seja com todos. – Ap.22.10-21

Daniel Prado Carneiro – 31.05.2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIGNIFICADO DOS LIVROS DA BÍBLIA

As seis Talhas

Dois Gravetos - A Viúva de Sarepta