A visão da amendoeira







"Ainda veio a mim a Palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês Jeremias? E eu disse: Vejo uma amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha Palavra para a cumprir" (Jeremias 1:11,12).

Na Palavra de Deus vemos claramene uma ligação entre vários versiculos, neste texto neotestamentario podemos ver claramente a ligação dos versiculos anteriores através do advérbio “Ainda”, dando a entender que a visão é uma continuação de suas promessas.
A amendoreira é uma das primeiras árvores a florescer na primavera e dá os frutos ainda muito pequena. Significa que Deus viu os pecados de Judá e das nações, e executaria um juizo rápito e certo. E o Senhor mostra também a Jeremias que ele seria um profeta para as nações. É como se Deus estivesse mostrando para seu servo que ainda como Ele faz a amendoeira, que dá seus frutos bem cedo, Ele também faria ao seu profeta.
A visão da vara de amandoeira era para mostrar que Deus cumpriria tudo que prometeu, pois o Senhor vela pela sua Palavra para cumpri.
Deus concedeu a Jeremias o profeta das lagrimas uma visão da autoridade de sua palavra e está visão se refere também a todos nos, pois estamos incluidos na mensagem de juizoe esperança prometida por Jeremias e, como servos do Senhor devemos compartilhar o desejo de Deus de alcançar o mundo inteiro para Ele!
A amendoeira aparece no texto como sinal de aprovação ao ministerio e é necessário que exista a amendoeira na vida de cada um dos servos de Deus. Deixe o Senhor florescer em seu coração e você será prospero. O Senhor Jesus no Evangelho de João 15:6, faz uma comparação e afirmação: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim e Eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer”.
Sabem, Deus não faz nada ao acaso, tudo tem um objetivo, um projeto de salvação para a vida de cada um de nós. No texto em epigrafe a amendoeira significa “despertadora”, visto que de todas as árvores ela é a primeira a florir e também elas tem grande capacidade de regeneração não necessitando de podas. A cada ano elas morrem e renascem esplendidamente tornando-se completamente floridas.
Da mesma forma que a amendoeira se comporta, sendo atenta a capacidade de renascer, de florir, Deus se comporta para com o seu povo. Ele está atento, vigilante, de sentinela para no momento certo cumprir a sua Palavra. Onde não parece haver vida, tudo volta a florir com mais beleza ainda.
Feliz aquele que segue a Jesus, pois só ouve e vê a verdade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIGNIFICADO DOS LIVROS DA BÍBLIA

As seis Talhas

Dois Gravetos - A Viúva de Sarepta