Dois Gravetos - A Viúva de Sarepta





Então, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali uma mulher viúva que te sustente.
Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou e lhe disse: traze-me, peço-te, numa vasilha um pouco de água que beba.” (1Reis 17:8-10).

Levanta-te e vai a Serepta”, cidade da antiga Fenícia, atual Sarafand, na costa mediterrânea do Líbano, entre Sídon e Tiro. Serepta era governada pelo genro de Acabe e isso significa que Deus guarda até dentro da cidade inimiga, porque Elias era grande inimigo de Jezabel, mulher de Acabe e nesta cidade Elias encontra refúgio e amparo.
E chegando a Serepta (lugar de fundição), a porta da cidade, está uma viúva, apanhando lenha, Elias casando da viagem, cumprimenta a mulher e lhe pede um pouco de água e também pão: “eis que ordenei ali uma mulher viúva que te sustente”. Deus tem providenciado tudo para nós, seja onde estivermos basta ouvir a voz de Deus e obedecer a sua palavra. O mais curioso é que Deus não usa riqueza, ou de quem a tenha, mas, usa as pessoas simples.
Vive o Senhor, teu Deus, que nem bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija”. A reação de Elias, diante a confissão da viúva, é inusitada. Ele pede que o alimento seja dado primeiramente para ele, assim Deus multiplicaria o azeite e a farinha até a chegada da chuva. Sem quetionar, a mulher obedece e a Palavra do Senhor se cumpre, dando fartura de víveres.
A viúva de Serepta não entregou apenas as primícias da refeição para Deus, mas tudo que tinha. Ela tinha apanhado apenas dois cavacos (gravetos)”apanhei dois cavacos e vou prepará-los”1Reis17:12. É maravilhoso o mover de Deus os gravetos se multiplicaram, a noticia se espalhou e muitas outras pessoas puderam ser alimentadadas. Uma viúva em territorio pagão, falando do Deus de Israel e ela nem era do povo escolhido! Jesus, disse que muitas viúvas havia em Israel na época da grande fome, mas apenas a uma das viúvas, foi enviada providência. Lucas 4:25-26, a fé de uma gentia moveu o coração de Deus e onde estava o povo de Israel? Onde estavam os Judeus? Se curvando a Jezabel, Acabe?
Em uma nação onde era exigido por lei cuidar de seus profetas, é irônico que Deus tenha recorrido a Corvos e a uma Viúva estrangeira para cuidar de Elias. O Senhor traz o auxilio de onde menos esperamos. Ele provê o que necessitamos de uma forma que ultrapassa nossas restritas definições ou espectativas. Não importa quaão amargas sejam as nossas tribulçaoes, ou quão sem esperança a nossa situação possa parecer; devemos buscar o cuidado de Deus. Podemos encontrar sua providencia em lugares ou situações que nos pareçam estranhos!
A viúva de Serepta confiou no Senhor, sua vida estava por um fio, se Elias não tivesse chegado, a morte a alcansaria, mas ela encontou a vida.
E a sua vida? Sim é de você mesmo meu irmão, como está sua vida? Ela chegou ao ponto de apanhar gravetos? Entregue os poucos recursos de sua vida para Deus, e confie e Ele lhe dará vida, em abundancia. Saiba que para Deus, não existe distancia, barreira, tudo que Ele quer é um coração que lhe adore, com todas as forças. Ele removerá a fome, Ele multiplicará o azeite e a farinha. Ele lhe dará de graça o alimento que não perece, Ele lhe dará o Espirito Santo, não é necessario pagar nada as sua promessas são para você e está a sua dispocição de graça.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIGNIFICADO DOS LIVROS DA BÍBLIA

As seis Talhas