A OLIVEIRA NA CASA DE DEUS



Salmos 52:08
“Eu, porém, sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no constante amor de Deus para sempre e eternamente”.

        Para entendermos o desejo de Davi em ser como uma oliveira, precisamos compreender a importância desta árvore para o povo de Israel naquele tempo.
        Da oliveira era tirado o óleo que era usado em praticamente tudo desde a unção dos sacerdotes até como medicamento e cosméticos, o azeite.
        Extraia-se o óleo das azeitonas pisando-as com os pés, muitas vezes em cavidades abertas na rocha, ou socando-as em uma espécie de pilão, e se colocava o bagaço em uma cesta e se deixava o óleo escorrer naturalmente, recolhiam o 1º óleo assim extraído, e para aproveitar ao máximo os frutos espremiam o bagaço por meio de uma prensa para esse fim construída.
               
O PRIMEIRO ÓLEO - A ADORAÇÃO
        O 1º óleo, que era o melhor azeite, o mais puro que vinha sem nenhuma impureza, pois escorria naturalmente, era o óleo que o povo fiel de Israel trazia ao templo como oferta ao SENHOR, eram as primícias (DT 18:4).

·       Por isso Davi queria ser uma oliveira para que as primícias de sua vida fossem oferta ao SENHOR (SL 116:17)

·       O 1º óleo escorria naturalmente - DEUS não força ninguém a ser seu servo ELE quer verdadeiros adoradores.

·       Enquanto no mundo os homens perdem suas vidas para o mal, os servos do SENHOR ofertam suas vidas em louvor a DEUS pela sua grande salvação.

O 2º ÓLEO - O ALIMENTO
       Depois de levado a prensa o segundo óleo, que era retirado dos frutos era geralmente o óleo que se utilizava na culinária na fabricação de pães, bolos, alimentos em geral.

·       Interessante que Davi queria ser uma oliveira a dar frutos na casa de DEUS para que o óleo em sua vida, ou seja, a presença do ESPIRITO SANTO, gerasse alimento para o faminto, alimento este que é a PALAVRA DE DEUS.

·       Nós vivemos em mundo onde não há alimento espiritual, onde a PALAVRA, que é alimento, está esquecida pelas pessoas, mais a igreja, que é a única nesta hora que tem “florescido na CASA DE DEUS”, tem alimento, como na primeira multiplicação os discípulos eram os únicos que tinham alimento e JESUS lhes disse “DAÍ-LHES VÓS DE COMER” (MC 6:37-38), a revelação para nós é alimentar com a PALAVRA o faminto.
  
O 3º ÓLEO - A LUZ
Depois de retirado o 2º os frutos eram submetidos à pressão ainda maior quando se tirava o terceiro óleo que era utilizado para a iluminação das residências, em candeias, em candelabros em fim para gerar luz.

·       Davi alcançou a revelação e profeticamente entendeu o que JESUS viria a dizer depois: “VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO”.

·       O mundo está em trevas e só a igreja tem a luz.


O 4º ÓLEO – O REFRIGÉRIO
    O ultimo óleo retirado dos frutos era utilizado por vezes como medicamento em feridas, como vemos na palavra em Lucas 10:34, e alívio de dores musculares, outras vezes como cosméticos para ungir o corpo, especialmente depois do banho, e para amaciar os cabelos. Em uma região tão árida como Israel era necessário algo para o alívio o refrigério e o azeite muito utilizado para este fim, como na passagem da pecadora que ungiu os pés de JESUS.

·       O ESPIRITO SANTO tem operado no meio da igreja trazendo libertação, consolo, alegria, paz, ou seja, o REFRIGÉRIO para a nossa alma.

·       Ele tem curado as nossas feridas, e o e as pessoas tem chegado feridas a presença do SENHOR.

·       Cabe a nós, como igreja nesta hora de dor, termos em nossas vidas o óleo, o ESPIRITO SANTO DE DEUS.
       Davi queria ser uma oliveira, mas não qualquer oliveira, pois a oliveira é uma arvore que quando não é bem cuidada deteriora-se e se torna uma arvore silvestre que não dá bons frutos, é uma arvore que exige muito cuidado para dar bons frutos, ele queria estar na CASA DE DEUS, pois sabia do cuidado, do amor do SENHOR com os seus servos (II SM 24:14), queria dar frutos para o SENHOR (“que floresce”, a flor vem antes do fruto, se não tem flor não tem fruto).
Ele queria ser uma OLIVEIRA PLANTADA NA CASA DE DEUS. “Confio no constante amor de DEUS para SEMPRE e ETERNAMENTE”.
Nós desejamos a eternidade.
         

Comentários

  1. A PAZ DO SENHOR JESUS AMADO IRMÃO

    Boa está postagem posso colocar ela no meu blog

    Atenciosamente

    Wallace Blog Bíblia a Palavra de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A PAZ DO SENHOR JESUS AMADO IRMÃO

      Boa está postagem posso colocar ela no meu blog

      Atenciosamente

      Wallace Blog Bíblia a Palavra de Deus

      Excluir

Postar um comentário

Queridos amigos figuem a vontade para comentar sobre os textos, na medida do possível irei ler todos. e SE NÃO OFENDER A NENHUMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA E NÃO CAUSAR POLEMICA IREI PUBLICAR.

Postagens mais visitadas deste blog

SIGNIFICADO DOS LIVROS DA BÍBLIA

As seis Talhas

Dois Gravetos - A Viúva de Sarepta