“Sigo a Cristo e não doutrinas!” Como assim??

Como assim, sigo a Cristo e não doutrinas? Essa é uma frase que não quer dizer absolutamente nada! Seguir a Cristo não é seguir um “vulto” místico criado em minha imaginação caída. Para um homem seguir a Cristo ele tem que nascer de novo! Ser uma nova criação. Fruto da obra soberana do Espírito Santo que regenera pela Palavra da Verdade: “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre”. 1 Pedro 1:23
As mudanças operadas no homem regenerado são profundas e são geradas pelo Espírito pela Palavra da Verdade! Não há espaço para frases vazias e misticismo supersticioso aqui. O Espírito leva o homem pela Palavra a ver Deus em Sua Sabedoria e santidade, um Deus ilimitado em santidade, absoluto em majestade.
Nesse olhar o homem vê a si mesmo como nunca tinha se visto antes. Ele sente a profundidade da depravação do seu coração enganoso: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” - Jeremias 17:9 – Ele se sente sobrecarregado com seu próprio pecado e impureza: “Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.” - Isaías 6:5 – Ele não pode escapar do sentimento de seu próprio pecado indesculpável: “E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador”. - Lucas 5:8 – e ele o repudia como uma coisa suja e imunda: “Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza. Jó 42:5-6...
É na doutrina terrível mais real da Depravação Total que o homem dá seu primeiro passo com Cristo ao ser Regenerado. A realidade dessa doutrina invade a vida e o homem vê a poluição que sempre esteve lá e ele não via antes. Seguir a Jesus não é seguir um halo de luz no meio da noite, é ser guiado pela Verdade! “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”. Salmos 119:105. Pela Palavra ser lâmpada e luz para o caminho, o teu conhecimento próprio não mais te impressiona. Você não cria ideias do que é seguir a Cristo – “Na verdade eu sou o mais bruto dos homens, nem mesmo tenho o conhecimento de homem. Nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do santo. Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes? Provérbios 30:2-4.
Quando começamos a seguir a Cristo, só a Palavra de Deus se destaca como certo e infalível: “Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso”. Provérbios 30:5-6 – Isso é que é andar em e com Cristo, isto é que é segui-lo, é o temor do Senhor, esse temor é o sine qua non do conhecimento: “O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”. Provérbios 1:7 – Esse temor é o sine qua non da Sabedoria: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência”. Provérbios 9:10
Seguir a Cristo começa com a visão correta de Deus, e a luz dela, a visão correta sobre mim mesmo. É nesse ponto que o homem se lança aos pés de Cristo. É nesse ponto de miséria que o único clamor é por misericórdia e graça, por um perdão que ele sabe não merecer. É só nesse ponto que o homem toma sobre si o jugo de Cristo: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Mateus 11:29-30 – Só quando a luz da Palavra, se vendo como o mais completo tolo, é que o homem começa os primeiros passos com Cristo rumo a sabedoria: “Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia”. 1 Coríntios 3:18-19 – É só nesse ponto que o homem de fato abraçou Cristo como seu Salvador para então começar a segui-lo; quando esse Salvador é Seu Senhor! Que Ele é o Senhor é algo que já está resolvido antes do primeiro passo no caminho, na conversão, ou, sem sombra de dúvida, o homem não foi regenerado e trilha o caminha da perdição e ainda “jaz no maligno” (1 Jo 5.19) como todo o mundo a sua volta.
O que você acha? Você está seguindo a Cristo? Você é seu discípulo? Se for assim...
Você vai render seu tudo a Ele, sendo guiado por Sua Palavra.
Você deve estar pronto a sofrer com Ele (por causa da Verdade) e morrer por Ele (proclamando a Verdade).
Você deve estar disposto sempre a...
Abraçar Suas doutrinas, se submeter a ser governado por seus preceitos, imitar o seu exemplo ( o que é seguir a Verdade como está revelada em Sua Palavra). Um verdadeiro discípulo é dócil, se submete e adora Seu Mestre acima de tudo. Um verdadeiro discípulo estuda para conhecer a Sua vontade.
Os olhos do verdadeiro discípulo seguindo Seu Mestre ficam fixos nele (Através da Verdade revelada), espera nEle, teme em tudo ofendê-lo (Meditando por isso dia e noite em Sua Palavra), tem prazer em agradá-lo, confia em tudo nEle (no que está registrado em Sua Palavra), zelosamente o imita: ( “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo”. 1 Coríntios 11:1), sempre se regozija sendo favorecido com Sua presença, e jamais o deixa minuto a minuto dessa vida, mas se apega a Ele com pleno propósito de Coração. Quem segue a Cristo está decidido em tudo fazer o que Ele manda: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”. João 14:21e o faz por respeito à Sua autoridade, por amor a Sua vontade, por reverência a Sua sabedoria, por zelo por Sua honra, por fé em Sua Palavra...
Os mandamentos de Cristo dominam seu coração e vida, embora os amigos possam tentar persuadi-lo a negligenciá-los, embora o inimigo possa opor-se, perseguir... embora perdas sejam companheiras da jornada...
Quem segue a Cristo evita todo pecado conhecido, ora para que Deus revele o que é desconhecido, ama a santidade, anda com Deus e por isso vence Seus inimigos...
Sigo a Cristo e não doutrinas!” – É uma frase vazia! É uma frase vazia que termina na perdição eterna.

Josemar Bessa

Comentários

Postar um comentário

Queridos amigos figuem a vontade para comentar sobre os textos, na medida do possível irei ler todos. e SE NÃO OFENDER A NENHUMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA E NÃO CAUSAR POLEMICA IREI PUBLICAR.

Postagens mais visitadas deste blog

SIGNIFICADO DOS LIVROS DA BÍBLIA

As seis Talhas

Dois Gravetos - A Viúva de Sarepta