sexta-feira, 19 de outubro de 2012

IGREJA – UM CORPO VIVO

 

 Igreja e a Expressão da Vontade de Deus

(João 17:21,22,23)
 
Deus, ao criar o homem, quis povoar a terra e, junto com toda a criação, mostrar seu amor, seu senhorio e assim receber o devido louvor.
Mas o homem dando ouvidos para a mentira levantada por satanás (o pai da mentira, da razão e da rebelião) caiu da graça perdendo o vínculo eterno com o Deus amoroso. Gn.3.
Porém Deus, em sua essência, não optou por amar o homem mas, simplesmente amou...Ele é amor. Estava instituído então: o juízo (pelo pecado, a morte), mas também instituído o resgate (pela fé, a vida). Resgate este que se manifestou no seio da humanidade através dos séculos ainda no período da lei e, logo, através da fé em Jesus,a santificação pelo sangue (Espírito Santo) e a comunhão do Corpo ( Igreja ,no Espírito e verdade).
OPORTUNIDADE - Deus quis juntar para si um povo que o adorasse em espírito. Como? Em primeiro plano, Deus ajuntou para si um povo específico para começar seu projeto cuja intenção era mostrar seu amor. Gn 12:1, 2,3.

·         MINISTÉRIO DO PAI-Através de Israel, Deus mostraria ao mundo que Ele é Deus e que toda a criatura que se achegasse a Ele seria salva. Ele mostraria isto usando Israel como uma “vitrine” de sua grandeza, juízo e Redenção.
·         ISRAEL não perseverou e nem foi constante diante de Deus, preferindo se igualar as outras nações. Deus não quer um povo, uma igreja ‘igual’ ao mundo, Ele quer e sempre quis um povo diferente, santificado (porque Ele é santo).
·         Deus falou por profetas que apontavam o plano do Senhor de redenção através de um projeto perfeito, não transitório e baseado num pacto eterno. Is.9:6;Is.35:1,6;Is.51:4;Is.53:1,2;Is.61:1,2.
·         MINISTÉRIO DO FILHO-Num momento inesperado pelos religiosos e pelo povo surge Jesus. Ele se manifesta ao mundo num momento profético caracterizado pela apatia espiritual, miséria, e opressão. Apresentou-se como um cordeiro perfeito e apto para o sacrifício.
·         JESUS assim como Davi, lutou,ajuntou para si, angustiou-se,venceu, conquistou.
·         JESUS proclamava o Reino que havia de vir. Ajuntou alguns para serem anunciadores e embaixadores do reino, portadores da “boa notícia”. Surge a IGREJA. Daí começa um período que dura a te hoje: O período de anunciar o REINO e, agora, anunciar que Jesus, o Rei, breve vem.“Esta´chegando o Reino dos céus”.
·         A IGREJA como noiva do Senhor, tem a missão de, no Corpo, anunciar e revelar Jesus (Jesus glorificado) ao mundo.“que o mundo conheça”.

        IGREJA – a expressão da vontade de Deus !!!

·         Que vontade? Amar e se revelar ao homem como salvador.
·         A igreja seria um modo de Deus mostrar ao mundo sua enorme e incondicional graça.
·         De que forma? A Igreja como Corpo Vivo onde Cristo é realmente o cabeça, tem o poder pelo Espírito Santo de mostrar Jesus vivo presente no Corpo, em nós, na congregação, etc.

      MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO –( ATUAÇÃO DA IGREJA )

·         Somos embaixadores de um Reino. Proclamamos o reino. Embaixadores não tem opinião própria, mas falam e trabalham em prol do Reino. Assim é a Igreja do Senhor, mostrando ao mundo não curas físicas, bênçãos materiais, enriquecimento financeiro, etc., mas proclamando que Deus ama o pecador e que Jesus vive e voltará.
·         João 17; 21, 22,23. “somos um”. Temos a responsabilidade de mostrar ao mundo Jesus. A Igreja fiel tem experiências com o Jesus revelado.
·         O Evangelho de hoje (o Cristianismo moderno) tem mostrado Jesus? O compromisso de muitos hoje é com a benção material, com a fé palpável, “coisificada” em objetos, etc. Não existe o interesse pela revelação. Aí está o problema: Jesus é revelação e só pelo Espírito Santo se pode ver e ter experiências com o Deus vivo.

A IGREJA FIEL PROCLAMA O JESUS VIVO (A VONTADE DE DEUS)

       “perfeitos em verdade”. Verdade = Jesus. Jesus, o Cordeiro Perfeito. Há uma OBRA realizada pelo Espírito Santo que vive na revelação da verdade pelo mesmo Espírito Santo.

PAI: AMOR, DONO DO PROJETO, ETERNIDADE, DOUTRINA.
FILHO: CORDEIRO, SALVAÇÃO, PORTA, LUZ/REVELAÇÃO (EXPRESSÃO DO AMORDO PAI NO HOMEM).
ESP. SANTO: CONSOLADOR, AGENTE DE UNIÃO, CAPACITADOR, LUZ- REVELAÇÃO DE UM JESUS VIVO, CONDIÇÃO PARA SUBIR AOS CÉUS.
ESPÍRITO SANTO envolve a: IGREJA - MOSTRAR JESUS (seu compromisso para com o mundo, revelar Jesus)
Igreja: Corpo vivo- comunhão com o Pai- encontro com Jesus vivo - preparo para subir- perfeita em verdade- e cheia do Espírito Santo.
MUNDO: CONHECER JESUS (EXPRESSÃO DO AMOR E VONTADE DE DEUS)
MUNDO: CONHECER A REVELAÇÃO (JESUS)

QUAL É O RESULTADODE JOÃO 17:21/22/23 ?
“PARA QUE SEJAMOS UM, COMO NOS SOMOS UM”
“EU NELES E TU EM MIM... PERFEITOS EM VERDADE...QUE O MUNDO CONHEÇA...”
 ·        
 RESULTADO: Atos 2:47.  Igreja crescendo em graça e todos louvando a Deus e, Deus acrescentando vidas que tem conhecido (pela revelação) Jesus vivo e presente no Corpo, na igreja.
·         Igreja cheia do Espírito Santo; operação; curas; milagres diversos; edificação;evangelização; conhecimento do amor do Pai;transformação de vida e, principalmente, salvação.

TEMOS UMA MENSAGEM PARA O MUNDO: O SENHOR JESUS VEM!
 
Gabriel Felipe
http://palavraserio.blogspot.com.br