Qual é o tempo que dedico a Deus?


"Fala, Senhor, que o teu servo ouve"  - I Samuel 3:10b - São palavras que, se estiverem constantemente em nosso coração e em nossa boca, podem literalmente mudar o curso de nossa vida.
 Porém, quantas vezes no ano,  já dissemos esta frase para Deus?  Isto porque  não me atrevo a perguntar o que deveria ser o correto: quantas vezes no dia você diz a Deus: "Fala, Senhor, que o teu servo ouve"?
 Com certeza, muitas vezes, num só dia,  temos dito para Deus: "Ouve, Senhor, o que o teu servo fala... preciso de socorro para isso e para aquilo"...  Mas oferecer uns minutinhos de nossas horas em silêncio para ouvir a Deus, é complicado demais para o egoísmo de muitos. Ler a imensa carta de amor que Ele nos deixou, a Bíblia, é  tarefa hercúlea para muitos de nós.
Acostumamo-nos a viver nesse ritmo acelerado, e uma "desaceleração" chega a nos causar até mesmo um certo "medo"… "O que seria das nossas vidas se parássemos?"
Isso é muito triste para com o nosso Deus,  porque Ele é um Deus de comunhão. Ele quer conversar, Ele quer ser ouvido, Ele que amar e ser amado.
 A Bíblia toda fala da incansável busca de Deus por nós. Desde que a humanidade foi criada Deus está o tempo todo  puxando-nos de volta para Ele. Porque somos filhos de Deus e ocupamos um lugar distinto no coração desse Pai.
Sendo Deus tão maravilhoso e confiável, por que é tão complicado separarmos um tempo para ouvi-LO? 
O principal motivo é que andarmos na contramão do mandamento que diz: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". Mateus 6:33 
Costumamos achar que podemos buscar todas as coisas em primeiro lugar. E assim buscamos  primeiro os nossos próprios desejos, os nossos próprios planos e os nossos próprios caminhos.
Ter tempo para Deus não pode ser um luxo, precisa ser uma prioridade. Se não tivermos tempo para Deus, como podemos esperar que Ele fale conosco? Como pode Deus dar-nos a sabedoria que precisamos para tratar de assuntos complicados no trabalho ou com uma pessoa difícil na escola, se nunca temos tempo de falar com Ele? Como Deus pode dar-nos frescura, renovar-nos e dar-nos força para continuar, quando não temos tempo para ouvir a Sua voz?
 O tempo com que podemos contar não vai mudar! Somos nós que temos de mudar. Um dia vai ter sempre 24 horas e uma semana vai ter sempre 7 dias. É a forma como lidamos com essa estrutura que precisa ser trabalhada.
 Nosso Deus é um Deus que fala, que se relaciona com seu povo.
Deus pode falar através de sua voz audível (João 12.28),
Deus pode falar através do Espírito Santo (Atos 8.29),
Deus pode falar através de sonhos (Mateus 1.20),
Deus pode falar através de profetas (Atos 11.27-28),
Deus pode falar através da Bíblia (I Pedro 1.19),
Deus pode falar através do pregador (Mateus 3.1)
Deus pode falar através de eventos sobrenaturais (Êxodo 3.1-4) e, acredite meu irmão, através de uma mula (2 Pedro 2.15, Números 22.21-31).
Deus fala de várias formas.
Deus sempre teve um povo guiado exclusivamente pela sua voz. Adão e Eva "ouviram a voz do Senhor Deus" (Gênesis 3:8). Foi o pecado que os fez ter medo da voz de Deus e esconder-se dela. "Ouvi a tua voz no jardim e tive medo" (Gênesis 3:10).
Abraão veio a ser o pai de muitas nações porque ouvia e obedecia à voz de Deus. "E em tua descendência (de Abraão) serão benditas todas as nações da terra, porque obedeceste à minha voz" (Gênesis 22:18). "Porque Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandamento, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis" (Gênesis 26:5).
Moisés não fazia nada sem ouvir a voz de Deus: "E o clangor da buzina ia aumentando cada vez mais. Então Moisés falava, e Deus lhe respondia por uma voz" (Êxodo 19:19). "E o Senhor lhe disse" (Êxodo 19:21). "Então disse Moisés ao Senhor" (Êxodo 19:23). "Então falou Deus" (Êxodo 20:1). Moisés e Deus falavam um com o outro como amigos íntimos.
Deus sempre buscou um povo que honrasse e temesse a sua voz. Deus disse a Moisés: "Ajunta-me o povo, para que eu os faça ouvir as minhas palavras, e aprendam a temer-me todo o tempo em que viverem na terra, e as ensinem a seus filhos" (Deuteronômio 4:10). "Então o Senhor vos falou do meio do fogo. Vós ouvistes as palavras, mas além da voz, não vistes figura nenhuma" (Deuteronômio 4:12). "Ou se algum outro povo ouviu a voz de Deus falar do meio do fogo, como tu a ouviste, e tenha ficado vivo" (Deuteronômio 4:33). "Desde os céus ele te fez ouvir a sua voz para te ensinar...ouvistes as suas palavras" (Deuteronômio 4:36). "E dissestes...ouvimos a sua voz...hoje vimos que Deus fala com o homem, e que este permanece vivo" (Deuteronômio 5:24).
Aprenda a ouvir. A incapacidade de ouvir é uma das causas básicas das dificuldades nos relacionamentos – tanto na terra como no céu. Embora Deus fale ao seu espirito, você precisa compreender o que Ele disse com sua mente e emoções e responder com sua vontade. Aqueles que se dispõem a realmente ouvir, ficarão espantados com o que vão de fato escutar.

Cultive a oração e a quietude... Deus prometeu que se você se aquietar irá conhecê-lo (Sl. 46:10).

Diante do amor de Deus, tão grande e incomensurável, sem barreiras e sem precedentes, incondicional, sinto-me envergonhado por tão pouco ter dedicado a Ele. Vamos orar? Vamos conversar com Deus? Vamos aprender a amá-lO da forma incondicional com que Ele nos ama?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIGNIFICADO DOS LIVROS DA BÍBLIA

As seis Talhas

Dois Gravetos - A Viúva de Sarepta