A NATUREZA AMOROSA DE CRISTO E OS “NASCIDOS DE DEUS”
"Aquele,
pois, que sabe fazer o
bem e não o faz, comete pecado" Tiago 4.17
Tiago, servo
do SENHOR JESUS, escreveu está carta
as igrejas com a intenção de exortar os fieis a prosseguirem no Amor de
Cristo
até o fim para que assim pudessem receber a promessa da salvação.
Hoje podemos ouvir a voz do Amado de nossa alma, por meio da atuação do seu Santo Espírito, revelando a plenitude do Amor do PAI, pelo favor imerecido, onde Cristo deu a sua vida por nós, morrendo em uma cruz para que por meio do seu sofrimento pudéssemos alcançar a paz verdadeira, por meio da sua solidão pudéssemos constituir uma família (a saber, a Igreja), e isso tudo por que?
Hoje podemos ouvir a voz do Amado de nossa alma, por meio da atuação do seu Santo Espírito, revelando a plenitude do Amor do PAI, pelo favor imerecido, onde Cristo deu a sua vida por nós, morrendo em uma cruz para que por meio do seu sofrimento pudéssemos alcançar a paz verdadeira, por meio da sua solidão pudéssemos constituir uma família (a saber, a Igreja), e isso tudo por que?
A resposta é
uma só e está contida neste versículo,e revela um único caminho, o AMOR.
Interessante
que Paulo mesmo, ao ensinar sobre os
dons espirituais e exortarmos quanto á busca dos mesmos,ele diz: “Segui o
amor...” necessário é seguir primeiro o amor. Jesus é o amor!
Deus nos
amou, devemos andar então nesse mesmo
amor. Assim se resume todo a prática do Evangelho
DEUS nos
ama, e seu AMOR excede barreiras, nem a
morte foi capaz de impedi-lo e isso por AMOR,
DEUS não pode odiar e nem pecar, porque ELE é AMOR, e essa palavra revela que todo aquele que o aceitar como Senhor recebe o AMOR pelo perdão dos pecados em Cristo Jesus (lembrando que: pelo fato de Deus ser amor, Ele também se torna Justiça, pois não admite o mal).
DEUS não pode odiar e nem pecar, porque ELE é AMOR, e essa palavra revela que todo aquele que o aceitar como Senhor recebe o AMOR pelo perdão dos pecados em Cristo Jesus (lembrando que: pelo fato de Deus ser amor, Ele também se torna Justiça, pois não admite o mal).
Vejamos algumas afirmações do SENHOR sobre o seu AMOR pelo homem:
Ezequiel 18:23
Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?
João 3.16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 13.34
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós
Proverbios1.8
Filho meu, ouve a instrução de teu pai
Quanto amor DEUS tem por nós, quanto carinho e zelo.
Esse é o nosso DEUS.
ELE não só nos ama mas tem prazer em cuidar de nós, em zelar pelos seus filhos.
Vejamos alguns textos que demonstram bem está afirmativa:
Exodo 3.7-8
"E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a
aflição do meu povo"
"Portanto desci para livrá-lo da
mão dos egípcios"
Isaias 27.3
Eu, o SENHOR, a guardo, e cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei.
Salmos 121.7
O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
Isaias 27.3
Eu, o SENHOR, a guardo, e cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei.
Salmos 121.7
O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
POIS BEM, VAMOS TRATAR AGORA DE ALGO QUE PODE NOS PREOCUPAR
O ponto que queremos chegar aqui nesta postagem é o seguinte: Nós, uma vez redimidos por esse amor, fomos feitos servos da justiça e praticantes do BEM. Quando não fazemos o bem e deixamos o amor, pecamos contra Deus e isso é sério.
Vejamos
o que a Palavra nos diz em 1
João 3:6-9
“qualquer que permanece
nele não vive pecando; qualquer que vive pecando não o viu nem o
conheceu.
Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo,assim como
ele é
justo. Quem pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vive pecando
desde o
princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as
obras do
diabo. Qualquer que é nascido de Deus não vive na prática do pecado;
porque a
sua semente permanece nele; e não pode viver pecando, porque é nascido
de Deus”(1
João 3:6-9).
Nesta passagem , João examina a
questão se a pessoa nascida de Deus pode cometer pecados. No versículo
6, o
apostolo escreve: “qualquer que permanece nele não vive pecando”, e no
versículo 8: “quem pratica o pecado é do diabo”. Outrossim,
no versículo 9, há uma declaração
enfática: “qualquer que é nascido
de Deus não vive
na prática do pecado[...] e não pode viver pecando”.
Se fosse possível
um cristão pecar, pareceria
haver uma contradição nestas porções das Escrituras. Neste caso, João
diz que,
se não é possível que os que realmente nasceram de novo pequem, deve
haver
muito poucos cristãos genuínos.
Cada crente ainda possui uma natureza
caída, pecadora, bem como o Espírito Santo habitando em si. Alguns
entendem que
a doutrina da segurança eterna é evidente nas escrituras (Jo 1:12; 10:28; Rm 8:38,39). De
acordo com esta
doutrina, embora o crente possa errar e até cair no pecado, há uma
grande
esperança para ele, para que a sua salvação eterna não seja afetada.
Os antinomianos (palavra derivada do
grego anti que
significa
“contra”, e nomos
que significa “lei”) argumentam que o
concerto da graça não foi estabelecido com base em condições. O
resultado é que
ninguém pode ser obrigado a responder a alguma lei moral. Somente é
exigido deles
que creiam, de modo que podem viver como quiserem. Os perfeccionistas
vão tão
longe, a ponto de dizer que a natureza do pecado foi erradicada, como se
tivesse sido cirurgicamente removida.
João estava advertindo os crentes
contra esta forma de pensamento, para que não continuem no pecado, mas
permaneçam na justiça. Além disto, o apostolo João expões estas
doutrinas na
instrução: “meus filhinhos, estas
coisas vos
escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um advogado para
com o
Pai, Jesus Cristo, o justo” (1 João 2:1).
João explica que até mesmo ele era
capaz de cometer pecado, não em um sentido habitual, mas como uma ação
particular e isolada de uma pessoa que ainda não teve seu corpo
transformado na
Glória de Cristo. A expressão usada no versículo 9, “não
vive na prática do pecado”, está no presente, indicando ação
contínua.
Por outro lado, no capítulo 2, versículo 1, João usa o tempo aoristo,
falando
de um ponto no passado, quando um pecado foi cometido.
Além do mais, havia aqueles que ensinavam
que o mero conhecimento intelectual e a adesão à fé cristã eram
suficientes
para tornar um indivíduo aceitável perante Deus, ainda que o tal vivesse
uma
vida impura. Por isto, João reitera, no verso 7, que somente aqueles que
permanecessem na justiça (ho poiôn , uma expressão no particípio que
significa “aquele que habitualmente faz”) eram considerados justos.
Eles não somente
estavam fazendo da justiça e
da santa vida de Cristo o objeto de sua confiança, mas também o padrão
de seu
andar e seus costumes. A idéia de João sobre cometer o pecado de maneira
permanente e habitual é explicada também
em 3 João 11: “ quem faz bem é de
Deus; mas quem
faz mal não tem visto a Deus”.
Há dois
substantivos no particípio neste
versículo ho
agathopoiôn,que significa
“aquele que faz o bem, que é uma pessoa benevolente”, e ho kakopoiôn
que se refere “àquele que faz o mal,pratica a perversidade,uma
pessoa
maldosa e maliciosa. Este é o mesmo emprego da palavra que vemos em 1
João 3:7: “quem
pratica
justiça é justo”.
João não sugere que
o mero fazer bem tornará
alguém justo. Isso porque a palavra nos afirma que salvação é pela graça
e não
pelas obras. Um artesão é uma pessoa que adquiriu uma habilidade e
trabalha
neste ramo como sua vocação ou profissão.
Por conseguinte, a tradução correta
de 1 João 3:8 deveria ser: “quem
pratica o pecado”.
Mesmo a expressão “não pode pecar ,presente
em
algumas versões bíblicas, simplesmente significa que o crente fiel não
pode
pecar habitualmente, deliberadamente,facilmente,maldosamente, ou seja: o
pecado
jamais pode ser um hábito na vida do crente. Um exemplo: Caim pecou por
ódio à
bondade. João não ignora a existência da natureza pecaminosa no crente
em
Jesus,que existe como um mortal em um mundo corrupto. Portanto, João
declara,em
1 João 1:8: “Se dissermos que não
temos pecado,
enganamo-nos a nós mesmos,e não há verdade em nós”.
É impossível , espiritualmente alguém
ter em si a vida divina (novo nascimento) e viver de modo pecaminoso. O
que
acontece as vezes é que o crente se afasta do alto padrão divino de vida
ditado
pelo Espírito Santo para a nova vida, mas ele não continuará em pecado
conhecido (versículo 6,10 do capítulo 3).
O que faz o crente evitar o pecado é
a “semente” de Deus permanente nele. A “semente” é a própria vida,
natureza e
Espírito de Deus habitando no verdadeiro crente em Jesus. Pela fé,pelo
poder de
Cristo em nós,pelo poder das Santas Escrituras,todo crente e servo do
Senhor
pode viver a cada momento livre de delitos e pecados contra Deus. Basta
querer
tal benção.
Espero ter ajudado os irmãos,
leitores assíduos e os demais leitores com esta postagem. Que Deus nos
dê a
cada dia um coração puro e reto para estarmos diante dele
irrepreensíveis.
Gabriel Felipe M. Rocha
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