“Aqui morro de fome, ninguém me dá nada”
Lucas 15:
11-23
“Aqui morro de fome, ninguém
me dá nada”
Aqui
falaremos daquilo que pode se chamar a " trilogia da Salvação ". A operação da Trindade na lógica da Salvação
do homem.
1) A figura do
Filho (Pastor que tinha 100 ovelhas e ao perder 1, deixa as 99 seguras e vai em
busca da perdida). Jesus como Bom Pastor
saindo da Eternidade para buscar o homem;
2) A figura do
Espírito Santo (parábola da dracma perdida)
é a presença do óleo e do fogo
na candeia. Ele é o que limpa a casa (coração)
do homem, alegrando-o;
3) A figura do
Pai, que é o que corre e abraça o homem estabelecendo assim, a comunhão e a
intimidade do homem com o Corpo (Igreja) e a Cabeça (Cristo). Aquele que se alegra por um perdido que se
salva e faz uma festa.
O DESPREZO
DA BÊNÇÃO DA CASA DO PAI:
Vemos aqui,
uma parábola que fala da situação de um pai que tinha dois filhos. Um deles requer a parte de sua herança e vai
embora para uma terra distante vivendo lá dissolutamente.
O pai do
texto, fala de Deus Pai, que tem em Sua Casa (Igreja), dois filhos (comunhão
entre os seus). Quando a Palavra se
refere ao filho que toma sua parte na herança e vai embora, fala de alguns que
conhecem o Senhor, recebem todos os benefícios de quem " habita no
esconderijo do altíssimo ", e simplesmente dão como morto o seu Pai Eterno
(porque não existe herança sem que haja morte do testador). Vão embora sendo
ingratos para com Deus vivendo longe d'Ele.
QUEM SAI DA
PRESENÇA DE DEUS PADECE NECESSIDADES:
Havendo ele
gastado tudo, houve grande fome naquela terra e começou a padecer necessidades.
O homem que
sai da Casa do Pai (presença de Deus), gasta tudo que Deus fez em sua vida e
padece necessidades. Vai a uma terra
distante (quebra a comunhão com os irmãos e com Deus); gasta tudo o que tem (a
bênção na Casa do Pai é abundante, eterna, mas, quando no mundo, o que Deus
havia feito acaba),findam a paz, a
alegria de viver, as bênçãos, até mesmo materiais, tudo acaba, pois no
mundo não há constância de nada e ele se
vê em necessidades, não havendo mais
quem cuide dele (está distante do Pai, está no mundo).
O DESESPERO;
A AJUDA QUE O MUNDO DÁ SEMPRE LEVA A MORTE:
Ele chegou a
um dos cidadãos daquela terra o qual o mandou apascentar porcos. Desejava ele comer das alfarrobas (bolotas)
que os porcos comiam e ninguém lhe dava nada.
O homem sem
Deus é habitante da terra que está longe d'Ele, apegado ao mundo, as coisas do
mundo, que são passageiras; " hoje alguém é destaque mundial, amanhã, está
no vício, no desprezo, ninguém lhe dá nada ". Este é o
destino de quem procura solução para sua vida no mundo, não há a proteção do
Pai Celestial. O desespero pela não
resolução de sua " fome ", começa a fazer com que ele deseje se
alimentar de qualquer coisa, daquilo que é o resultado de sua própria vergonha
e pecado (para o judeu é proibido comer carne de porco; apascentá-los é
humilhante). Os oferecimentos do mundo
são até generosos à vista (era um emprego), mas leva sempre o homem a morte
("...o salário do pecado é a morte..." <ninguém lhe dava
nada>).
A GRANDE
CONSTATAÇÃO:- AQUI MORRO DE FOME; NINGUÉM ME DÁ NADA:
E caiu ele
em si e disse:-" Quantos jornaleiros de meu pai tem pão em abundância, e
eu aqui morro de fome!"
Após provar
que no mundo ninguém lhe dá nada, o homem sem Deus tem sua maior
constatação:- Aqui eu morro de fome; ninguém me dá nada. No mundo a condenação à morte é certa, na
Casa do Pai os servos (jornaleiros) têm pão abundante, na Casa do Pai há
Vida. O Pão da Casa do Pai é abundante
(Jesus).
A DECISÃO:
Então ele
decide " levantar-se e ir " ao
pai e dizer-lhe:-" Pai, pequei contra o céu e perante ti; já não sou digno
de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros (servos)."
Quando o
homem entende que só Deus pode livrá-lo de sua situação de fome e morte, ele se
levanta e vai ao encontro do Pai Eterno. É o levantar-se e o ir (decisão). Sair
do incômodo do mundo e ir ao Senhor.
Ele medita
no que ia dizer quando chegasse a casa de seu pai. Pequei contra o céu..., é
porque entende que pecou contra a glória do Senhor, (...o céu é o Meu
Trono...), pecou contra o Pai. Pequei perante Ti..., entende que pecou perante
um corpo onde Deus está presente (Igreja). Contra o céu (Pai) e perante Ti
(Igreja).
O ENCONTRO,
A LIGAÇÃO QUE DEUS FAZ ENTRE CORPO (IGREJA) E CABEÇA (JESUS):
O filho
levantou-se e foi ao seu pai, e, quando
ainda estava longe, viu-o seu pai, e movendo-se de íntima compaixão, correndo,
lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
Depois da
decisão (levantar e ir), o homem vai a caminho do Pai Eterno. Ele se põe
"no Caminho" (Jesus); só Jesus pode levar o homem a Deus(...Eu Sou o
Caminho...). Quando ainda estava longe. (ATOS 2:39), viu-o seu pai,(Deus vê
todas as coisas, sonda o profundo das almas e corações), viu-o longe, (Deus tem
operado dentro do problema do homem, na distância que estiver, basta estar
andando em Jesus <Caminho>), moveu-se de íntima compaixão e correu; (Deus
aqui prova seu grande amor pelo homem e mostra a pressa em buscá-lo e o trazer
para Seu aprisco<...o Espírito e a esposa dizem: Vem!...>, lançou-se-lhe
ao pescoço ( o encontro de Deus com o
homem é em Jesus (Caminho) que é a Cabeça de um corpo (Igreja) e Deus o abraça
no pescoço<dá ligação com a comunhão de Cristo e Sua Igreja>), e o
beija (o faz participar de Sua
intimidade).
A CONFISSÃO
E A HUMILHAÇÃO PERANTE O PAI:
O filho
encontra-se com seu pai, confessa seu
pecado e diz o que havia meditado mostrando-se indigno de ser chamado filho.
O homem
depois do encontro com Deus em Jesus através da obra salvadora que o Espírito
Santo tem realizado, confessa seu pecado ("...porque com o coração se crê
para a justiça e com a boca se faz confissão para a Salvação").
Primeiro ele
meditou, agora ele confessa perante o Senhor se "humilhando",
mostrando que não é digno de ser filho, querendo ser servo (deixou de ser
"senhor" de sua vida).
QUANDO O
HOMEM DESEJA SERVIR, IMEDIATAMENTE É ACEITO COMO FILHO:
Então o pai
vendo a humildade de seu filho, mandou aos seus servos que trouxessem depressa
o melhor vestido e o vestissem, e que pusessem um anel na mão, a alparcas nos
pés.
Depois que o
homem se humilha perante o Senhor querendo "servir", então Deus o
trata como filho (...deu-lhes o poder de serem feitos filhos...), assim,
integrado ao Corpo (Igreja) de Jesus, começa a ministração dos anjos (servos),
operando em favor daquele que foi salvo. É imediatamente trocado seu vestido (é
dado a ele uma nova forma de vida, nova aparência, novo viver); é colocado um
anel na mão (fica caracterizado o compromisso do homem com Deus e Sua
eternidade. É Igreja, noiva de Cristo); alparcas para os pés (preparo para a
Caminhada que o levará ao Lar Eterno, a própria Palavra e o Evangelho Vivo de
Jesus).
A INTEGRAÇÃO
COM A IGREJA NA VALORIZAÇÃO DO SACRIFÍCIO DE JESUS:
O pai manda
matar o bezerro cevado e faz uma festa para seu filho.
Deus se alegra
na conversão de uma alma e faz uma festa ("...haverá alegria no céu por um
pecador que se arrepende..."). Ele
o faz participar de sua ceia (o bezerro cevado-valorização do sacrifício de
Jesus) com a Igreja, sendo esta edificada pela operação da Trindade.
A GRANDE E
MAIOR CONSTATAÇÃO DEVE SER ENFOCADA:
A maior
constatação do homem que não tem Deus como Pai é esta:-"Aqui morro de
fome; ninguém me dá nada! No mundo a certeza de morte e de que
ninguém pode ajudá-lo, mas na Casa de Deus só há Vida, Jesus em abundância (Pão
Eterno).
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