Em todos eles havia abundante Graça
INTRODUÇÃO - O texto que lemos está registrado no libro dos Atos dos
Apóstolos que conta a história da Igreja que viveu os seus primeiros dias; o
primeiro século de existência da Igreja. Neste momento a Igreja estava vivendo
debaixo de uma grande bênção que era a do derramamento do Espírito Santo. Ela
existia movida pelo sopro do Espírito com todo o vigor e quando abrimos o livro
de Apocalipse nós vemos que esse período da história da Igreja está bem marcado
na vida dela com a grande Obra que o Espírito Santo realiza nesta época e é uma
operação global dos sete espíritos de Deus, não é que o Espírito Santo tenha
sete espíritos, mas são sete operações diferentes, são operações conjuntas: é o
espírito de sabedoria, de inteligência ou discernimento, de conselho, de
revelação, de conhecimento e espírito de juízo ou de justiça, então já uma
operação global do Espírito na vida da Igreja neste período e os apóstolos
viviam sob o impacto dessa grande operação e por isso a Palavra diz que eles
davam testemunho com grande poder de que Jesus havia ressuscitado dos mortos.
A
GRAÇA DO SENHOR DERRAMADA SOBRE A IGREJA PRIMITIVA:
“...e em todos eles havia abundante graça.”
A Igreja primitiva tinha um detalhe fundamental, havia graça
(favor não merecido). Quando lemos na Palavra de Deus sobre graça, nós
entendemos o que o Senhor quer dizer, é que o Senhor está sempre pronto para
derramar sobre nós um favor que nós não merecemos e a Igreja absorve esse favor
de tal forma que ela se torna capaz de retransmitir este favor. Ela é a
portadora desta graça que está derramada, mas só aqueles que entendem esta
graça é que a buscam, e só aqueles que a entendem e a buscam é que a tem, então
a Igreja viveu em toda a sua existência debaixo desta ação poderosa da graça, e
a Igreja é tão poderosa na sua ação, quanto ela é usada na graça do Senhor, a
graça do Senhor é aquilo que está derramado sobre a vida da Igreja. A Igreja a
partir do Pentecostes, no início de sua existência teve a bênção da presença do
Senhor e a promessa de Jesus de que ela não ficaria órfã, não ficaria sozinha
no mundo falando de um Deus que ela não conhece ou falando apenas teoricamente
na razão, usando simplesmente sua inteligência para proclamar os mistérios de
Deus, que não são proclamados pela razão do homem, mas pela sua graça, então
quanto mais a Igreja é capaz de absorver a graça e de transmiti-la, tanto mais
a graça do Senhor se revela no meio do seu povo ou daqueles que necessitam
dela.
A
GRAÇA DE DEUS IMPULSIONA O HOMEM PARA A ETERNIDADE:
O aspecto fundamental da graça do Senhor na Igreja primitiva
foi o derramamento do Espírito Santo, esta foi a grande graça, e que trouxe
para o meio dela uma experiência de vida, então a vida que antes o homem
normalmente tinha sofreu uma mudança, ou seja, agora tinha sua existência
terrena, mas impulsionando o homem em direção à eternidade, ou em direção de
uma outra vida. Existe um poder que o homem não conhecia e que Deus derramou
pela sua misericórdia e pela sua graça que foi o Espírito Santo.
AS OPERAÇÕES DA
GRAÇA DE DEUS; O PRIMEIRO DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO PARA A SAÍDA DA IGREJA PARA
O MUNDO:
A Igreja consolidava a graça de Deus, a graça está derramada
em todas as épocas sem restrições, mas há ênfases especiais, por exemplo,
quando Deus opera na Igreja de Sardes, que é a Igreja da reforma no século XVI,
opera na vida da Igreja uma ênfase especial da graça de Deus, que é o Espírito
de Fortaleza. Por que isto? Porque naquela época Lutero descobre a Palavra,
abre a Palavra, traz os textos bíblicos básicos da grande reforma que
movimentou o mundo inteiro, mudou todo o pensamento religioso, cultural e em
muitos outros aspectos do mundo daquela época, aconteceu um renascimento que
veio através da Palavra, e a parábola do Reino que está relacionada com este
período, fala de um tesouro que um homem acha no campo e pelo gozo de ter
achado aquele tesouro, ele vende tudo, dispensa todos os favores humanos e esconde
aquele tesouro, e esconde num castelo,, ele escreve um hino que foi o hino da
reforma, e nesse hino dia: “Castelo forte é o nosso Deus”, mas uma coisa Lutero
não sabia; é que naquele momento, naquela época, naquele período, naquele
instante Deus estava operando com o Espírito de Fortaleza, não é que Deus não
estava operando em sua plenitude, mas ali Deus operava com o Espírito de
Fortaleza, ou seja, era a graça de Deus derramada com uma ênfase especial,
então qual foi a ênfase da Igreja primitiva? Foi uma operação do Espírito Santo
para que a Igreja pudesse sair para evangelizar. A Igreja precisava constituir
seu ministério (diáconos, pastores, presbíteros), era preciso que a Igreja
tivesse uma doutrina, então o Espírito Santo sopra sobre a Igreja e sobre os
apóstolos para que a doutrina ficasse estabelecida, e a Igreja sai naquele
impulso soprada com todo vigor do vento do Espírito que é a saída da Igreja que
coincide exatamente com a Palavra do Senhor que diz: “...nos últimos dias
derramarei do meu Espírito sobre toda a carne...”.
O SEGUNDO
DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO PARA A CHEGADA DA IGREJA NA ETERNIDADE:
Depois do primeiro derramamento do Espírito no Pentecostes
com a saída da Igreja do mundo para anunciar o evangelho, veio então a segunda
bênção, “...antes que venha o grande e terrível dia do Senhor”, então há uma
segunda bênção, houve o primeiro derramamento para a Igreja sair e um segundo
derramamento para a Igreja chegar. Estamos vivendo a ênfase do segundo
derramamento do Espírito, por isso que é “...antes que venha o grande e
terrível dia do Senhor”, ou seja, nesta hora a Igreja vive a mesma ênfase da
graça do Senhor derramada sobre o seu povo.
OS
MEIOS DE SE ALCANÇAR A GRAÇA DO SENHOR:
Onde estaria a posição do homem em relação a graça de Deus? Conhecer
e buscar essa graça de que forma? Ele tem que conhecer os meios de alcançar
essa graça. Quais são esses meios de alcançar a graça do Senhor? Há vários
recursos, a graça está derramada, foi derramada sobre todo o período da Igreja,
o candelabro mostra a respeito dos sete Espíritos de Deus operando na vida da
Igreja em todo o decorrer da história, mas a ênfase agora é a Igreja e como ela
vai buscar esta graça, de que forma ela pode se apropriar dessa graça, como ela
pode existir ou sobreviver. Por isso existem os meios de graça que são os que a
Igreja conhece e sua constantemente. A graça está derramada, agora eu preciso
de um recipiente para ter essa graça na minha vida, então quanto mais eu amplio
o recipiente tanto mais graça há na minha vida, quanto mais eu busco, eu
entendo que a graça de Deus é um favor imerecido, que a graça de Deus não tem
medida pois Ele a envia sem medida como enviou em toda a Igreja profeticamente
por que o plano de Deus é um plano de graça e à medida que se busca a graça, ela
vem ao coração e ultrapassa os nossos limites indo em direção do corpo que é a
própria Igreja do Senhor e também sobre aqueles que estavam em volta, porque o
livro de Atos mostra que a graça que caiu sobre a Igreja era tão grande que os
que estavam em volta recebiam também. Então a graça do Senhor que é um favor
imerecido é buscada pelo homem que entende como fazê-lo e usa os recursos para
a encontrar.
Podemos mencionar alguns meios de graça aqui:
- A Oração, por exemplo, que hoje para nós tem um
significado todo especial, que é a oração sem cessar (“...orai sem cessar...”),
onde quer que eu estou, estou clamando pelo Sangue de Jesus em meu coração,
então eu estou em oração, e por que orar tanto agora? Porque a cada dia mais se
aproxima o dia do Senhor, mais as lutas estão a nossa volta, mais precisamos
estar ligados ao Senhor porque os dias estão se cumprindo, e se a oração é um
meio de graça então a vitória da Igreja é na oração.
- O Jejum é um meio de graça. Há jejuns prolongados
que podem ser feitos, mas isto é uma questão pessoal, mas o importante é que a
Palavra do Senhor diz que se jejua quando o noivo não está presente, se o noivo
está presente não há necessidade de jejum, ou seja, se estamos no Espírito, na
bênção não precisamos de jejuar, pois Jesus está presente em nós, mas se há uma
necessidade, se Jesus não está presente, então se jejua, é por uma necessidade
pessoal, por alguém que às vezes nem conhece isto, mas o grande benefício desse
meio de graça é que a bênção não resolve somente a necessidade, mas vem também
sobre quem estava jejuando (a experiência de Jó quando estava pedindo pelos
outros e recebeu a bênção naquele instante).
A graça está derramada, “...e em todos eles havia abundante
graça”, não há medida, é de maneira abundante.
- A Madrugada é muito importante como meio de graça.
Quando estamos necessitados, precisando de uma bênção, não existe nenhum
remédio igual a madrugada (“...os que de madrugada me buscam me acharão.”).
ESTAMOS
VIVENDO UM MOMENTO ESPECIAL:
Quando a Igreja primitiva falava era a graça que estava
sobre ela e ela só dizia uma coisa: que Jesus havia ressuscitado dos mortos,
que Jesus está vivo. Uma coisa é dizermos que Jesus foi bom e tantas coisas
mais, mas quando dizemos que tivemos um encontro com Ele, dizemos que Ele está
vivo e as evidências desse encontro são reais em nossas vidas. Isto é a Obra do
Espírito, a Obra leva o homem a entender isto. A Igreja dava testemunho com
poder de que Jesus havia ressuscitado dos mortos, a maior pregação da Igreja
hoje é dizer que Jesus está vivo, mas isto não adianta, mas sim, saber se a
graça D’Ele está presente.
O momento é especial. A mesma ênfase que a Igreja teve no
derramamento do Espírito para dizer que Jesus havia ressuscitado dos mortos é a
mesma ênfase que a Igreja tem para dizer que ela vai ressuscitar também. A
Igreja vai ser arrebatada, o mundo, as religiões, o cristianismo apático que
está aí não aceita nem entende isto, misturam tudo colocando política, economia
e outras coisas, levando tudo para o aspecto material, mas a Igreja que tem a
graça do Senhor proclama uma coisa impossível: Jesus vem buscar a Igreja”.
A Igreja é uma comunidade de fé onde a graça está derramada
e a capacidade da Igreja do Senhor é de se apropriar dessa graça e quando isso
acontece ela exclui o que não é graça automaticamente. Uma coisa é aquilo que
vem de cima para baixo, a graça derramada, outra coisa são os meios que são
usados para alcançar o favor imerecido, e se o favor é imerecido como então
podemos alcançar? É porque o grande presente de Deus foi Jesus (a grande
graça), e toda esta graça está no derramamento do Sangue de Jesus, então quanto
mais a Igreja valoriza este Sangue, mais a graça está sobre ela.
A graça do Senhor, sua operação é para o momento que estamos
vivendo. A ênfase é para a Igreja que vai chegar na eternidade, era a Igreja
dos primeiros dias, agora é a Igreja dos últimos dias, antes era o derramamento
do Espírito para a Igreja que ia sair pelo mundo, agora o derramamento, a mesma
graça para a Igreja que vai chegar à eternidade, e a graça de Deus vive na vida
da Igreja, é o mistério de Deus que acontece no meio dela e ela chega a esta
graça em nome de Jesus, que é o veículo da Salvação pelo seu sacrifício.
BLOG BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS,
Comentários
Postar um comentário
Queridos amigos figuem a vontade para comentar sobre os textos, na medida do possível irei ler todos. e SE NÃO OFENDER A NENHUMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA E NÃO CAUSAR POLEMICA IREI PUBLICAR.